Luiza Adjuto é artista circense da cidade de Brasília, atualmente residente em Oslo.
Dedica-se desde 2002 ao mundo da dança e, desde o ano de 2012, ao universo do circo, principalmente das acrobacias aéreas, buscando sempre a mescla das expressões do corpo dançante e acrobático em cena.
Formada no curso profissional no Instituto de Artes do Circo - INAC/PT, também estudou dramaturgias e escritas circenses e é apaixonada por cenografia e materialidades em cena.
​
Fez parte da Trupe Mirabolantes e Coletivo Mulher do Mundo, participando de espetáculo e cenas curtas de dança, performances e circo pelo Brasil. E também sempre fez parte de prrojetos sociais no DF.
​
Trabalhou em Dinner show com Teatro e Circo, mesclando comicidade e acrobacias aéreas e realizou apresentações pelos vilarejos do Norte de Portugal.
Atualmente trabalha com workshops de técnicas em acrobacia aérea, segurança e se dedica a seus projetos Bloom e Em um Instante, projetos artísticos em processo.
​
​
...
​
​
Eu venho do Brasil e, desde criança, estive envolvida com a dança e questionando o mundo.
Cresci ouvindo o véi falar sobre terras e a quem elas pertencem.
Comecei a fazer trabalho social muito jovem, e criar um mundo democrático sempre foi, e continua sendo, meu objetivo como artista.
Fui para a faculdade de turismo e ciências do desporto na Universidade de Brasília, enquanto comecei a trabalhar com crianças e como performer. Eu queria entender o corpo e o ambiente. Pude ver como a anatomia estava relacionada às comunidades e à ecologia.
Estudei circo e trabalhei com coletivos, em lonas de circo, nas ruas, nos semáforos e em teatros pela América Latina e Europa, e acredito que a arte pode alcançar todos os cantos do mundo, e devemos escutá-la.
Gosto de me pendurar e ficar de cabeça para baixo, também gosto de alturas.
Gosto de criar mundos que subvertem a realidade, gosto de abrir portas e gosto de conversar com estranhos.